Clique nas imagens para ampliar
A sondagem a percussão ou também conhecida como sondagem de simples reconhecimento de solos é um método de investigação geológico-geotécnica, utiliza como ferramentas de perfuração o trado ou o trépano de lavagem, quando abaixo do nível d’água. As operações de amostragem e sondagem usualmente são intercaladas, metro a metro, com ensaios SPT (Standad Penetration Test). Além disso, a sondagem a percussão SPT possibilita ainda a execução de ensaios adicionais in situ, aproveitando-se a perfuração, como de ensaios de permeabilidade dos solos.
A sondagem a percussão é a metodologia de investigação de solos mais executada no Brasil e permite a obtenção de informações a respeito das camadas de solos e suas espessuras, da existência de eventuais interferências enterradas e da posição do nível d’água local, além da coleta de amostras de solo. Na sondagem a percussão, quando as operações de sondagem e amostragem são executadas intercaladas, a cada metro, com ensaios SPT, são obtidos os índices de resistência a penetração dos materiais perfurados. No Brasil, a sondagem a percussão SPT é normatizada pela norma ABNT NBR 6484:2011.
A sondagem a percussão permite conhecer as características do terreno e a partir de seus resultados é possível determinar com precisão, por exemplo, o tipo de fundação necessária para qualquer empreendimento, seja para obras de terra, de estabilização de taludes e de implantação de obras de arte, entre outras.
O PROCESSO DE REALIZAÇÃO DA SONDAGEM A PERCUSSÃO
A sondagem a percussão, quando executada com ensaio SPT (Standard Penetration Test) revela a resistência a penetração do solo, que é determinado pelo número de golpes correspondente a cravação de 30cm do amostrador-padrão. Após a cravação inicial de 15cm, por meio de impactos sucessivos do martelo padronizado (65kg) caindo livremente de uma altura de 75cm sobre a cabeça de bater acoplada a haste de perfuração, anota-se separadamente o número de golpes necessários para a cravação de cada segmento de 15cm do amostrador-padrão.
A sondagem a percussão SPT é um método de investigação direta de solos cuja perfuração é executada utilizando de trado ou trépano de lavagem e permite a obtenção de amostras de solo, das medidas de índices de resistência a penetração e do lençol freático, além de permitir execução de diferentes ensaios no local.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO CERTIFICADO
Buscando atender as demandas de um mercado extremamente exigente, a Geopesquisa obteve em 2016 um certificado de qualidade na modalidade ISO 9001:2008 em seu sistema de gerenciamento. Além de ter seu nível de qualidade reconhecido por órgãos internacionais e sua experiência comprovada, a Geopesquisa tem total aprovação de todos os seus clientes, se destacando cada vez mais como referência no mercado das investigações geológicas e geológico-geotécnicas, prestando serviços de qualidade para toda a América Latina.
Para saber mais sobre Sondagem a percussão
Ligue para ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!